903/ Acabe com suas dúvidas sobre o ENEM

Do G1

exameenem

Estudantes fazem a prova do Enem na Zona Oeste de São Paulo (Foto: Roney Domingos/G1)

Muitos alunos tiveram dúvidas sobre os procedimentos que deveriam adotar na redação, como, por exemplo, se era ou não necessário fazer um título; se era preciso escrever de lápis ou caneta; entre outras. Aqui os principais questionamentos para esclarecer os estudantes. Confira os principais pontos: 

Título da redação

A redação pode ficar sem título. Segundo a coordenadora geral de correção das redações do Enem, Gisele Gama, não é tirado ponto na nota de quem não colocou título. De acordo com Gisele, o caderno de provas e a folha de resposta do exame não fazem nenhuma recomendação sobre isso.

Assinar a redação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o exame, alerta que o aluno não pode assinar o nome no corpo do texto da redação. No ano passado, milhares de estudantes tiveram a redação zerada porque colocaram o nome no final do texto.

Segundo a professora Gisele Gama, do Inep, o aluno não deve assinar o nome no corpo do texto para evitar que ele seja identificado por um corretor e, de alguma forma, o estudante seja beneficiado.

Escrever a redação e preencher o gabarito a lápis

Segundo Gisele Gama, não são canceladas as redações escritas a lápis, mas a prova orienta o estudante a usar caneta, porque facilita a leitura ótica dos dados.

As redações do Enem são digitalizadas. Caso estejam escritas a lápis numa cor clara a imagem pode ficar difícil de ser captada pelo sistema computacional. Neste caso, as redações são encaminhadas para uma banca especializada em ler os textos manualmente. De acordo com Gisele, ter que mandar para essa banca algumas redações é ruim porque prolonga o tempo de correção dos textos.

Passar do número de linhas máximo da redação

Esse problema pode gerar prejuízos na nota do estudante. Como consta nas instruções da redação, o aluno deve escrever no mínimo sete linhas e no máximo 30. As redações maiores não podem ser lidas até o final porque o sistema de digitalização do texto está programado para só captar a imagem das 30 linhas. O que fica fora desse espaço não pode ser lido pelo corretor. “Ele não tem como ver o final da redação”, resume Gisele Gama.

Segundo ela, os textos são digitalizados para preservar o original feito pelo candidato. Redações com menos de sete linhas são ignoradas pelos corretores. 

Divulgação da nota

As notas da edição 2007 do Enem devem ser divulgadas apenas a partir da segunda quinzena de novembro deste ano, segundo informou o Inep. Os estudantes que fizeram o exame receberão um relatório individual em casa com a pontuação obtida tanto na prova objetiva como na redação. Também será possível pesquisar a nota na página do instituto.

Como o Enem ajuda no ProUni

O Enem é requisito obrigatório para quem quer tentar bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni), do Governo federal. O aluno precisa ter média da prova objetiva e da redação de no mínimo 45 para poder pleitear vaga no programa. Como a concorrência é grande, quanto maior for a nota do candidato, maior a chance de ele conseguir uma bolsa.

Veja aqui quais instituições participam do ProUni

O programa dá bolsas totais e parciais, de 50% ou 25% do valor da mensalidade, para estudantes de baixa renda que não tenham formação em curso superior. A bolsa integral é dirigida a estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 570). Já a parcial, é para aqueles que tenham renda familiar, per capta, de até três salários mínimos (R$ 1.140).

Veja aqui mais informações na cartilha de inscrição do Enem

_uacct = “UA-2543540-1”;
urchinTracker();

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s