920/ Partido “Os Verdes” é contra a decisão de avançar com barragem no Baixo Sabor em Portugal

Do Público.pt

osverdes

O Partido Ecologista “Os Verdes” condenou hoje o avanço da construção da barragem no Baixo Sabor que vai implicar uma “intervenção irreversível”. As obras devem começar no início de 2008.

“Esta é uma opção com graves impactos na conservação da natureza, principalmente em relação a espécies prioritárias e à utilização de áreas, que mais se sujeita a lobbies econômicos do que ao interesse nacional”, escreve o partido em comunicado.

Ontem, o ministro da economia Manuel Pinho anunciou em coleitva de imprensa que a Comissão Européia arquivou o processo de infração contra Portugal e que, por isso, a construção da barragem deverá começar no início de 2008.

A Comissão Européia decidiu ontem adiar levar Portugal ao tribunal europeu porque viu como positivas as medidas de compensação apresentadas por Lisboa.

No entanto, ainda transcorre o processo de análise e uma solução final só deverá acontecer no outono.

O partido ecologista acusa o Governo de “falta de estratégia e de visão de futuro, privilegiando a construção de grandes infra-estruturas com avultados impactos econômicos, sociais e ambientais numa lógica de incessante produção elétrica sem equacionar outras medidas que possam não só fazer face ao crescente consumo e produção elétricos mas também ao combate às alterações climáticas”.

Como alternativas, o partido propõe a poupança e eficiência energéticas e a aposta na energia solar térmica e outras renováveis, apostar no planejamento da produção de energia descentralizada e mais próxima do consumo, reduzindo perdas no transporte de eletricidade.

Além disso, defende uma “gestão da produção energética com base na procura e não na oferta, como acontece atualmente”.

O partido acusa a Comissão Européia de “relegar para segundo plano a proteção da Natureza (…) numa real contradição com a legislação que produz, a qual os Estados estão obrigados a adotar e cumprir”.

Anúncios

Um comentário sobre “920/ Partido “Os Verdes” é contra a decisão de avançar com barragem no Baixo Sabor em Portugal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s