934/ Papa Bento XVI exorta juventude a descobrir seu caminho com Cristo

Manuel da Gama para o Jornal da Madeira

Após ter ouvido o diagnóstico apresentado pelos jovens, ao que agradeceu, Bento XVI exortou os mesmos a encontrar o seu verdadeiro caminho, a sua vocação com Cristo: “Cada jovem deve descobrir o seu caminho com Cristo, de forma a realizar o seu projeto pessoal”, afirmou o Papa.

Andar para à frente, quando tudo é tão burocrático e depender dos poderes econômicos “é difícil, mas a família é o encontro das gerações e aqui encontram a coragem para caminhar. Devemos dar-lhe esse espaço”. E acrescentou ainda o Papa: “Devemos formar centros de esperança, justiça e solidariedade que sejam testemunhos para a sociedade moderna.

Contra o desespero devemos colaborar solidariamente para que os homens possam viver. O mundo em que vivemos deve testemunhar o empenho da juventude. Não basta a nossa força, mas conduzidos pela nossa fé e com a comunhão com Maria e Cristo fazemos algo de essencial”.

Bento XVI referiu-se à afirmação de uma jovem no sentido de que nem sempre é fácil falar de Deus na sociedade de hoje e com os amigos. A esta inquietação respondeu: “A beleza da criação é uma das formas onde podemos perceber a presença do Senhor e como Ele é bom. Devemos ter o coração aberto pela presença de Deus. A celebração litúrgica e o diálogo aberto com Cristo são momentos de força na fé e onde Deus se revela”.

Outro conselho aos jovens foi para procurarem na Igreja, “a Igreja viva, não as proibições ou a instituição”.

Relembrando a sua viagem ao Brasil, onde esteve na Fazenda Esperança, Bento XVI refere que percebeu a esperança no meio de tantos toxicodependentes. “Não podemos deixar que destruam a vida. Devemos ajudar-nos mutuamente para caminhar para Cristo, pois ele nos deixou a comunhão”. A Igreja não limita a nossa liberdade, “devemos encará-la como um caminho para a revelação de Deus”.

A organização deu conta de 400 mil jovens no recinto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s