944/ Renan sobe primeiro degrau em direção ao cadafalso

Do Blog do Josias de Souza

foto: Roosewelt Pinheiro/ABr

ConselhoEtica

Conselho de Ética

O placar foi acachapante. Onze votos a favor da cassação. Apenas quatro contra. Considerando-se que o acusado é o presidente do Senado, não um pobre-diabo, chega a ser humilhante.

Nos cem dias de crise, em nenhum outro instante o poder de Renan Calheiros se pareceu tanto com a impotência.

Transformados em heróis da resistência de uma causa inglória, Wellington Salgado e Almeida Lima ainda tentaram. Seus argumentos foram, porém, esmagados pelos fatos expostos pela peça produzida por Marisa Serrano e Renato Casagrande.

Embora esperado, o resultado foi mais acerbo do que Renan esperava. Exposto à luz do Sol, o senador João Pedro (PT-AM), que defendera o voto secreto na semana passada, engrossou a ala dos descontentes.

Além dele, votaram a favor da cassação: Renato Casagrande (PSB-ES), Marisa Serrano (PSDB-MS), Marconi Perillo (PSDB-GO), Demóstenes Torres (DEM-GO), Romeu Tuma (DEM-SP), César Borges (DEM-BA), Heráclito Fortes (DEM-PI), Jefferson Peres (PDT-AM), Eduardo Suplicy (PT-SP), Augusto Botelho (PT-RR).

Afora Epitácio Cafeteira (PTB-MA), só os três representantes do PMDB, partido de Renan, o declararam inocente no Conselho de Ética: Almeida Lima (SE), Wellington Salgado (MG) e Gilvan Borges (AC).

Desde a véspera, ficara claro que Renan já não dispõe propriamente de um itinerário. Sabe-se apenas que deseja permanecer no volante. Enxerga no plenário do Senado uma réstia de luz: “Vamos ganhar. É ter calma”, disse, nesta quarta-feira (5). Daí o desejo de atalhar todos os estágios anteriores. Renan imagina que, escondidos atrás do voto secreto, os colegas o absolverão no plenário.

Resta à platéia aguardar. Logo, logo o país saberá se o Senado tem vocação suicida ou se deixará que Renan Calheiros se esborrache sozinho no despenhadeiro ético.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s