955/ Brasil e Moçambique cooperarão na produção de biocombustíveis

Do Último Segundo

Armando Guebuza

Armando Guebuza

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e de Moçambique, Armando Guebuza, assinaram hoje uma série de acordos de cooperação entre os dois países com ênfase na produção de “biocombustíveis”, informaram fontes oficiais.

Um dos acordos prevê a criação de um grupo de trabalho para avaliar as condições do país africano de seguir o modelo brasileiro de produção de etanol de cana-de-açúcar e diesel derivado de sementes oleaginosas. Segundo Lula, Moçambique “tem todas as condições para ajudar a atender a crescente demanda mundial por bioenergia” e oferecer novas oportunidades de geração de riqueza a sua população.

O Brasil também está interessado em investir em infra-estrutura e energia convencional nessa nação do sudeste da África com a qual compartilha a herança colonial portuguesa.

Guebuza prometeu que seu Governo procurará melhorar o ambiente de negócios para atrair aos empresários brasileiros. “Gostaríamos mais uma vez de convidar os operadores privados brasileiros para que aproveitem as oportunidades de investimentos que Moçambique oferece em setores como transportes; infra-estrutura; indústrias cultural, de turismo e processamento de produtos agrícolas”, disse Guebuza.

O Brasil é o principal produtor e exportador mundial de etanol derivado de cana-de-açúcar e o Governo Lula transformou o produto na bandeira de sua diplomacia econômica e comercial.

Trata-se de um esforço por criar um mercado global para o combustível amplamente usado a grande escala há três décadas no Brasil e hoje promovido como alternativa menos contaminante que a gasolina, segundo os especialistas.

Lula aproveitou para oferecer a abertura em Moçambique de uma filial da Fiocruz, a prestigiada instituição de saúde pública carioca. Os dois governantes também assinaram acordos de cooperação em educação a distância, formação científica de estudantes, construção de cisternas de água em zonas rurais, relações internacionais e consultas políticas.

Guebuza será o convidado especial do Governo brasileiro nesta sexta-feira em Brasília nas comemorações do Dia da Independência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s