957/ Papa Bento XVI pede que países ricos evitem repetir erros do passado com ambiente

Do Clicabrasília

foto: Reuters

PapaBentoXVI

Papa fez novo apelo em prol do ambiente em carta enviada a evento na Groenlândia

O Papa pediu aos países industrializados que não repitam os erros cometidos no passado e não prejudiquem o meio ambiente, na mensagem enviada hoje ao Simpósio sobre o tema “Ártico: Espelho de Vida”, realizado na Groenlândia.

“Os países industrializados não são moralmente livres para repetir os erros cometidos no passado, e assim seguir imprudentemente prejudicando o meio ambiente”, disse o Papa na carta dirigida ao patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, promotor do Simpósio.

O Papa expressou que “o cuidado com o meio ambiente, a promoção de desenvolvimento sustentável e a atenção particular à mudança climática têm que ser temas de grave preocupação para a família humana”.

“As pesquisas científicas recentes demonstram com clareza que o impacto das ações humanas em qualquer lugar ou região pode ter efeitos mundiais”, disse.

Por isso, “as conseqüências de degradação do meio ambiente não podem ser limitadas a uma área determinada ou a um povo” pois “danificam a coexistência humana, traem a dignidade humana e violam os direitos dos cidadãos que desejam viver em um ambiente seguro”.

O Papa encorajou a “toda a humanidade – crianças e adultos, indústria, Estados e organismos internacionais – a levar a sério as responsabilidades sobre o meio ambiente”.

“Os países devem compartilhar ‘as tecnologias limpas’ e assegurar que seus próprios mercados não contribuam para a proliferação da poluição”, acrescentou.

O Pontífice tem feito ultimamente vários apelos em favor do meio ambiente. O último deles foi na quarta-feira passada, quando pediu aos cristãos que “rezem e trabalhem” com ele para defender “as maravilhas da Criação”.

Também no domingo passado, durante a reunião com os jovens no santuário de Loreto (leste da Itália), lembrou que o cuidado com a natureza “é justamente missão da juventude”.

_uacct = “UA-2543540-1”;
urchinTracker();

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s