976/ Skype alerta para nova praga virtual

Do Pernambuco.com

O serviço de telefonia via internet Skype divulgou nesta segunda-feira um alerta sobre a ameaça de uma praga de computador capaz de circular pela rede mundial de usuários.

Segundo informações do blog oficial do serviço – ( HeartBeat) – a ameaça virtual foi identificada como “W32.Ramex.A” e está circulando entre os usuários do Skype que usam o serviço de mensagens instantâneas do programa (IM).

Os computadores que eventualmente forem infectados por esta praga do tipo malware (capaz de se propagar em redes online, sem a necessidade do uso do e-mail) poderão emitir, sem o conhecimento do usuário, mensagens para pessoas da lista de contatos e redistribuir o programa malicioso em textos que contêm um falso endereço de acesso à internet ou um link para uma imagem (“Soup Bubbles”).

Uma vez clicado, o link aciona o download do “malware”, alertou Villu Arak, um dos porta-vozes do Skype no blog oficial. Segundo informações da Cnet.com, o endereço que serve como armadilha na mensagem de bate-papo mais parece um link de acesso a fotos virtuais. O Skype alerta, entretanto, que estarão efetivamente ameaçados apenas os usuários que não possuem antivírus capazes de detectar a praga virtual e que eventualmente caírem na armadilha de clicar no falso link, dando início ao download do programa malicioso. A empresa, no entanto, não revelou se há registros de usuários afetados.

O blog do Skype informou ainda que as consultorias de segurança e fornecedoras de antivírus F-Secure, Symantec, Trend Micro e Kaspersky Lab já anunciaram atualizações de seus pacotes de programas e de versões online capazes de detectar e isolar o malware. A F-Secure classificou o vírus como “W32/Skipi.A” e a Symantec como “W32.Pykspa.D”.

Não é a primeira vez que usuários do Skype são alvos de armadilhas virtuais. Em janeiro e em março deste ano, um programa malicioso do tipo cavalo-de-tróia foi utilizado para invadir redes de computadores e listas de contatos de usuários.

Em agosto, quando estava prestes a completar quatro anos no ar, o Skype relatou problemas de conexão que deixaram boa parte dos mais de 220 milhões de usuários sem comunicação.

Na ocasião, a companhia reconheceu que a falha havia sido provocada por um problema no software de atualização dos servidores Windows.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s