984/ Chile deverá receber refugiados palestinos

Do Jornal da Mídia

O Chile, assim como o Brasil, receberá refugiados palestinos vítimas da violência sectária no Iraque que vivem atualmente em campos nas fronteiras iraquianas. O anúncio, feito hoje em Genebra pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), acontece quatro meses após a decisão do governo brasileiro de receber refugiados palestinos que estão no campo de Ruwayshed, na Jordânia.

O Chile receberá 100 refugiados palestinos. No Brasil, o grupo poderá chegar a 117 pessoas. Em ambos os países os refugiados serão beneficiados pelo Programa de Reassentamento Solidário, implementado pelos governos com o apoio do ACNUR e de organizações não-governamentais.

“Com essa oferta generosa, o Chile se junta ao Brasil na resposta aos apelos por uma solução humanitária para os refugiados que vivem nas fronteiras iraquianas com a Síria e a Jordânia”, afirmou o porta-voz do ACNUR, Ron Redmond.

Os refugiados palestinos recebidos pelo Brasil chegarão ao país entre o fim de setembro e começo de outubro. Eles serão reassentados nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul e receberão ajuda para aluguel de moradia, compra de móveis e assistência material durante o período de integração no país. Além disso, serão oferecidas aulas de português a todos os refugiados.

Os palestinos que chegarão ao Brasil e ao Chile são os primeiros refugiados de fora da América Latina a se beneficiarem do programa de Reassentamento Solidário, criado para receber refugiados que escaparam de conflitos armados ou violência generalizada mas que não podem continuar no primeiro país de asilo.

O programa regional de reassentamento foi desenvolvido no contexto do Plano de Ação do México, uma estratégia conjunta de proteção aos refugiados na América Latina e assinado por 20 países da região em 2004, inclusive o Brasil.

Atualmente, os principais beneficiários do programa têm sido as vítimas do conflito colombiano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s