985/ Exército russo testa o ‘pai de todas as bombas’

De Veja OnLine

O chefe adjunto do Estado-Maior das Forças Armadas russas, coronel-general Aleksandr Rukshin, anunciou nesta terça-feira que a Rússia fabricou a bomba a vácuo mais potente do mundo, de poder comparável a uma arma nuclear.

Ela pesa sete toneladas e tem um poder destrutivo e uma eficácia comparáveis aos de uma bomba nuclear, segundo Rukshin.

“Resultados de testes da nova arma mostraram que sua eficiência e poder são proporcionais aos de uma arma nuclear”, disse Rukshin a um canal de televisão russo.

A rede exibiu também imagens dos testes, com um avião Tupolev despejando o dispositivo atrelado a um pára-quedas, seguidas por cenas de uma poderosa explosão e de um prédio de quatro andares reduzido a escombros.

Em uma referência à bomba atômica dos Estados Unidos, conhecida como “mãe de todas as bombas”, os russos decidiram apelidar seu novo invento de “pai de todas as bombas”.

A bomba russa é quatro vezes mais poderosa que a correspondente americana, pois usa um novo tipo de explosivos desenvolvidos com nanotecnologia, de acordo com a emissora.

Tais bombas são confeccionadas principalmente para destruir alvos subterrâneos, como bunkers e cavernas, onde criam grande pressão e provocam temperaturas altíssimas.

Devastação

O funcionamento das bombas à vácuo se dá em duas etapas. Na primeira explosão, um combustível é pulverizado sobre ou na zona de impacto. A segunda explosão funciona como ignição e acaba por destruir tudo o que for vivo.

Ao contrário das armas nucleares, as bombas à vácuo não representam perigo para o meio ambiente, pois não provocam contaminação por radiação, garantiu Rukshin.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s