998/ Um dia sem ‘pasta’ na Itália

Do Portugal Diário

macarronada

A Itália viverá esta quinta-feira um dia sem “pasta”, o prato típico do país. É uma medida simbólica, convocada pelas principais associações de consumidores para protestar pela subida dos preços do macarrão e do esparguete, além do pão e leite, entre outros produtos.

Segundo o jornal El País, o motivo do protesto é a crescente especulação do preço do grão, que fez disparar o preços da farinha, que só num ano aumentou 11% e consequentemente do preço do espaguete, que subiu 27%, entre outros bens básicos de consumo.

O protesto foi convocado pelas associações de consumidores Adoc, Adusbef Codacons e Federconsumatori, secundado por organizações de agricultores. O ministro da Justiça e a ministra da Saúde juntaram-se a esta iniciativa.

Além de convidar os seus compatriotas a deixar a massa de lado por um dia, as organizações convocaram manifestações em diferentes cidades italianas.

“Quanto mais pessoas se juntarem a esta iniciativa, mais força teremos para pedir uma alteração nesta tendência, depois de cinco anos de aumento dos preços de forma generalizada e insustentável”, escrevia uma das associações através do seu site na Internet.

Segundo os cálculos das associações, a subida geral dos preços atingirá este ano um gasto adicional entre 700 e 1.000 euros em cada família italiana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s