1018/ Angola fecha fronteira com a República Democrática do Congo devido ao ebola

Do DNoticias.pt

virusebola

Vírus ebola 

As autoridades angolanas da província da Lunda-Norte decidiram hoje fechar provisoriamente a fronteira com a República Democrática do Congo (RDC) para prevenir o eventual alastramento da epidemia de ebola.

A decisão foi tomada pelo Conselho da província da Lunda-Norte, órgão de consulta do executivo local, num encontro presidido pelo governador provincial, Francisco Gomes Maiato. Os responsáveis decidiram igualmente suspender as trocas comerciais ao longo da fronteira com a RDCongo.

A medida foi tomada porque as autoridades locais consideram que o contato com a população proveniente da RDCongo pode constituir uma ameaça à saúde das populações da região.

De acordo com o diretor provincial da Saúde da Lunda-Norte, Sozinando Mazita Filipe, “a situação da fronteira com a RDCongo será regularizada, logo que as autoridades sanitárias congolesas tenham a epidemia controlada”.

Em declarações à Rádio Nacional de Angola, o responsável salientou que, “têm sido lançados apelos no sentido de mobilizar a população para acatar as medidas de prevenção ou o recurso aos hospitais e centros médicos, no caso de identificação de sintomas como febres, dores de cabeça, diarréia e vômitos, com ou sem sangue”.

O ministério da Saúde de Angola declarou na passada quinta-feira o ‘alerta máximo’ face à epidemia de ébola, que pode atingir localidades angolanas fronteiriças com a província de Cassai Ocidental, na República Democrática do Congo, onde a doença já matou mais de 160 pessoas.

Entre as localidades angolanas em “estado de alerta máximo” figuram as províncias de Malange, Lunda-Norte e Lunda-Sul, consideradas de “alto risco”, e para onde seguiram terça-feira equipes técnicas para trabalharem com as autoridades locais na prevenção da doença.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s