1021/ Oposição argentina quer observadores nas eleições

Da Gazeta Mercantil

elisacarrio

Elisa Carrió deu entrevista coletiva ontem dizendo temer que o governo "não jogue limpo".

A candidata presidencial argentina Elisa Carrió disse ontem temer que o governo "não jogue limpo nas eleições de 28 de outubro", uma vez que o resultado de duas eleições em províncias foi colocado em dúvida, por denúncias de fraude e irregularidades.

Carrió, ex-deputada que se define como liberal-cristã-heterodoxa e que se uniu a um grupo socialista, afirmou que Cristina Fernández, a candidata do governo e a favorita nas pesquisas, está a "apenas três pontos de ser obrigada a enfrentar o segundo turno" com ela.

Carrió disse que a Coalizão Cívica, que ela integra, "trabalha para que a transparência da eleição seja garantida por observadores internacionais". "Além de ocupados, estamos preocupados porque com uma diferença de dois ou três pontos nas pesquisas, precisamos do máximo de garantias", disse Carrió em uma entrevista a correspondentes estrangeiros em Buenos Aires. "Está claro que existem 90% de possibilidades de que ocorra uma falta de transparência, caso esteja em jogo a ida para o segundo turno".

O que está sendo contestado no país é o resultado da recente eleição para governador de Córdoba, por denúncias de fraude lançadas pelo candidato que ficou em segundo lugar, com apenas 17 mil votos a menos e 1% atrás do candidato oficialista.

Além disso, no domingo passado, o candidato a governador do Chaco, apoiado pelo presidente Néstor Kirchner, ganhou as eleições por 0,5% à frente do candidato da União Cívica Radical. Além de Carrió, o ex-ministro da Economia, Roberto Lavagna também concorre à presidência argentina.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s