1023/ Steve Jobs: Apple lutará contra desbloqueio do iPhone

Gregg Keizer, editor do Computerworld, em Framingham

O CEO e fundador da Apple, Steve Jobs, afirmou que sua companhia lutará contra os hackers que conseguirem desbloquear o iPhone, na primeira vez em que a empresa se pronuncia sobre o uso de seu celular em redes não autorizadas.

Durante o evento em que anunciou a comercialização do iPhone no Reino Unido, Jobs respondeu à questão sobre se a Apple impediria o desbloqueio do iPhone. "É um jogo de gato e rato", afirmou. "As pessoas conseguiram quebrar a proteção e é nossa função pará-los".

Nas últimas semanas, usuários descobriram diversas maneiras de destravar a exigência do iPhone usar apenas os serviços da norte-americana AT&T com métodos que permitem que o aparelho faça ligações por qualquer operadora internacional.

Com a venda do iPhone limitada aos Estados Unidos até setembro, o desbloqueio foi a única maneira encontrada por usuários estrangeiros para aproveitar o aparelho.

Na semana passada, o iPhone Dev Team publicou na web software gratuito que permite o desbloqueio. A ferramenta conta até com interface gráfica para usuários leigos. Um dia antes de o iPhone Dev Team ter divulgado sua ferramenta, um grupo chamado iPhoneSIMFree começou a vender um software similar por até 99 dólares.

A operadora O2, exclusiva para o iPhone no Reino Unido, oferecerá planos fechados de acesso que podem custar entre 70 dólares e 110 dólares mensais. "Se você destravar o iPhone e usar internet e e-mail, você pode ser surpreendido pela sua primeira conta", acrescentou.

Jobs não forneceu detalhes de como a Apple barraria os destravamentos, mas é provável que o processo envolva atualizações de firmware para o iPhone. Ambos os updates divulgados pelo iTunes desde a estréia do iPhone nos Estados Unidos corrigiram algumas modificações ou forçaram usuários a restaurar o aparelho do zero.

Algumas ferramentas, como a IPhoneSIMFree, não garantem que o celular se manterá desbloqueado após futuras atualizações de firmware.

Mas impedir completamente o desbloqueio do Phone será algo provavelmente impossível. O próprio Jobs admite. "Não tenho certeza se somos os gatos ou os ratos".

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s