Endereços IP da Internet podem acabar em 2010

Do Baboo.com.br

Mais uma vez, é soado o alarme sobre quando não haverá mais endereços IP disponíveis na Internet. Desta vez, há duas datas específicas previstas. O Relatório de Endereços IPv4 cita Abril ou Dezembro de 2010, dependendo da fonte usada na contagem.

A Autoridade de Números Voltados para a Internet (IANA) prevê a data mais recente. A organização gerencia endereços IPv4, mas não lida com endereços separados para provedores ou usuários finais. Já a Registradora Regional da Internet, grupo de vários órgãos regionais de distribuição de IPs, é levemente mais otimista, citando Dezembro de 2010 como data limite.

Nas duas previsões, no entanto, o tempo é próximo de três anos – um cenário preocupante. A ARIN, organização responsável por fornecer endereços IP na América do Norte, publicou uma resolução mostrando que apenas 19% dos possíveis endereços IPv4 estão disponíveis, enquanto 68% foram alocados e 13% são indisponíveis, além de promover o novo padrão IPv6. Há 4.3 bilhões de endereços IPv4 possíveis, enquanto o IPv6 apresenta 16 sextilhões (quatro bilhões vezes quatro bilhões) de possibilidades.

Há esforços para prolongar o uso do IPv4 para uma migração menos custosa para o IPv6, como conversão e duplicação de endereços, embora as medidas apenas atrasem o inevitável. Sam Masud, analista chefe de infra-estrutura da Frost & Sullivan, alertou no último ano sobre a falta de IPs em 2010, e classificou as previsões mais recentes como ‘medonhas’.

“É como um alarme de incêndio, o que significa que, se agirmos rapidamente, podemos reverter a situação”, segundo Masud. “Mas a quantidade de dispositivos compatíveis apenas com IPv4, como celulares e outros dispositivos móveis, só tende a piorar o cenário”.

Ver o artigo em inglês da Internetnews

Technorati tags: , , , , ,

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s